Simpósio da Misericórdia é realizado em Piraquara (PR), cidade em que chegaram as primeiras Irmãs Franciscanas de São José

30/08/2018

21/10/2016 – Aconteceu nesta quinta-feira (20), a abertura do Simpósio das Irmãs Franciscanas de São José, realizado no Hospital São Roque em Piraquara (PR). O evento está sendo realizado em comemoração aos 150 anos de fundação das Irmãs (a ser completado em 2017), e também em lembrança aos noventa anos de presença das Franciscanas no Brasil.

Em clima de muita confraternização, os Leigos Franciscanos da Misericórdia e Irmãs de vários Estados e Províncias foram recepcionados no local com um animado jantar. Após o momento fraterno os participantes realizaram o credenciamento. Em seguida a abertura foi oficialmente feita pela Madre Superiora Geral: Irmã Rosa Ada Morelli, que com gestos de amor, alegria e amparo sugeriu a todos que abrasassem uns aos outros tornando o episódio uma grande acolhida.

Com o tema “A graça do cuidado num mundo sem compaixão”, a primeira noite do Simpósio fez um verdadeiro resgate não só da fundação e vinda das Irmãs para o Brasil, mas sim da história de pessoas comuns, cujas vidas foram de sofrimento por conta de enfermidades, dependendo de um único local para sobreviver. Hoje chamado de Hospital São Roque, a instituição já foi conhecida como “leprosário”, e as Irmãs Franciscanas foram as responsáveis por assumir o compromisso em tratar dos doentes; atitude reconhecida com muita admiração por Dom Francisco Carlos Bach, Bispo da Diocese de São José dos Pinhais. “Imaginemos o que seria tratar hanseníase há noventa anos atrás. Eu imagino o que significou para as Irmãs e Leigos abraçarem essa causa”, enfatiza.

Esse retrospecto da história das Irmãs, marcou a noite com a contextualização feita também por meio de encenações. O momento contou ainda com a presença do cantor e compositor cearense Zé Vicente, que abrilhantou o ambiente da Capela com suas belíssimas interpretações.

Pensando na “Misericórdia”, carisma das Irmãs, o primeiro dia de evento com certeza trouxe à tona a importância de que seja despertado em nós o desejo de compaixão ao próximo, assim como teve Jesus dos mais abandonados. Com atividades a serem realizadas até o próximo dia 23, as Irmãs esperam que mais pessoas comparecem às dependências do Hospital São Roque para prestigiar e compartilhar da Misericórdia de Deus para conosco.

Continuem acompanhando as notícias do Simpósio em nosso site.

Paz e bem!