Irmã Zenaide envia noticias da Missão no Haiti

30/08/2018

27/11/2015 – Depois de quase um mês de sua ida para o Haiti, hoje, dia 27/11, recebemos notícias de Ir. Zenaide Laurentina Mayer. Assim ela escreve:

”Sim, queridas Irmãs, o que era uma inscrição tornou-se realidade, diante de todo o processo de preparação durante alguns meses e do Envio realizado na sede da CNBB em Brasilia, às 18h do dia 27 de outubro de 2015, e a partida para o Haiti na madrugada do dia 29 com chegada as 16h horário local.
Sou agradecida pelas maravilhas que o Senhor operou em todo esse processo de preparação, a dedicação e manifestações de apoio e carinho de cada Irmã para essa missão da Congregação, em comunhão com a CRB e CNBB.
A Missão é do Pai. Sou apenas um instrumento na construção do amor e da Misericórdia, em comunhão com a proposta da preparação ao Jubileu de 150 anos de fundação de Nossa Congregação, a Graça do Cuidado, com memoria agradecida e pés ligeiros.
O tempo é agora! Vivo com muita intensidade cada momento desta missão. O grito dos pobres, é forte! Um povo que vive de muito pouco!
A comunidade Missionária intercongregacional no Haiti a qual pertenço, é composta por sete irmãs de sete Congregações, cada uma com suas habilidades e compromissos nesta obra:
Ir. Rosangela Ferreira: Psicologa – Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado.
.Ir. Marcelina Xavier- Psicopedagoga – Instituto Pias Mestras Venerini.
Ir. Zenaide Laurentina Mayer – Psicopedagoga e Psicóloga.
Ir. Maria – Artes Plasticas – Servas da Santíssima Trindade.
Ir. Goreth Ribeiro Dos Santos: Serviço Social – Companhia santa Tereza de Jesus.
Ir. Ideneide Rego Rêgo- Pedagoga – Carmilitas da Divina Providência.
Ir. Marlene: Médica – Irmãs de São Francisco da Providência de Deus.

Esta comunidadade está situada no seguinte Endereço:
Lilavois, 48 – Santos19 – B.P. 1194
Croix des Bouquets
Por-au-Prince
Haiti.
E-mail: comunidade.inter.haiti;@gmail.com.
Também tem numero de telefone comum da comunidade que é 509 39921875 e numero pessoal que é: 509 42199018.
As instalações do “pwojeto solidaritè” fica em outro bairro chamado Corai – Cesselesse, para onde as irmãs se desloca diariamente para as atividades. Esta comunidade se formou após terremoto.
Como se vê na foto acima, é uma montanha seca, muito quente, condições precárias para se viver. O povo clama por trabalho e não tem. O projeto desenvolve ações de economia solidária, coisas bem simples, mas que é de sua importância para esse povo. A formação humana cristã, e comunitária, acontece junto aos grupos que se organizam em busca de trabalho para sobreviverem. Há grupos de trabalhos manuais, bordados, bijuterias, horta, …. Meu primeiro trabalho foi com um grupo de mulheres que vieram pedir para aprender fazer alguma coisa para que elas pudessem trabalhar. E foi a minha vez de ir para a cozinha e ensinar uma receita e desta fez foi “orelha de gato”. Parece simples, mas é a esperança de poder aprender a receita, e fazer “orelhas de gato” e sair para vender. Aqui a maioria das coisas, inclusive a comida, se compre e se vende nas ruas. Quando eu ainda estava no Brasil, as Irmãs tinham me pedido para ver como fazer vassouras de garrafas pet. Este também é um projeto que estamos organizando. Se faz o que é possível diante dos clamores. O povo é trabalhador, mas falta meios e oportunidades. Não conseguimos sanar as necessidades de todos, mas estamos aqui, em nome de nossas Congregações, da CRB e CNBB, para servir os pobres, entre os pobres, missão confiada a nós que professamos e nos comprometemos em viver o Evangelho na sua radicalidade. Mas isso não basta, é preciso de conversão para a justiça, a igualdade, a justa patilha dos bens também neste pais. O próprio Jesus disse: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham plenamente” (Jo, 10,10). E ainda: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo 13,15). Esta é a nossa missão!
Sou agradecida a ação do Espírito Santo que me envolveu, me enviou e me sustenta com muito ardor nesta jornada”.

IRMÃ ZENAIDE LAURENTINA MAYER. – FSJ – em 26 de novembro de 2015.