Grupo de Irmãs da Congregação participam da Experiência nos caminhos da Fundadora Madre Alphonsa, São Francisco e Santa Clara

12/09/2023

A Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, se alegra pela oportunidade que está sendo oferecida há um grupo de Irmãs do Brasil, Alemanha, Angola, Honduras e Timor Leste, que estão fazendo a Experiência nos Caminhos de nossa Fundadora Madre Alphonsa, São Francisco e Santa Clara com o Lema: Corações ardentes, pés a Caminho.

Este peregrinar teve seu início no dia 04 de setembro com uma Celebração de abertura em Roma.

No dia 06 de setembro, dia em que celebramos os 126 anos de passagem de nossa Fundadora para a eternidade, tivemos a graça de participar da audiência com o Papa Francisco na Praça São Pedro. Um momento de graça e de bençãos.

A tarde visitamos a Basílica de São Paulo fora dos muros. Nesta basílica em frente ao retrato de São João Paulo II rezamos a Oração pelas Vocações. Nesta basílica também acendemos uma vela para Madre Alphonsa.

Após as visitas nos dirigimos para a cidade de Assis.

De 07 a 13 o grupo permaneceu fazendo sua peregrinação visitando as diversas basílicas: a Basílica de Santa Clara; Santuário de Greccio, neste ano em que a Família Franciscana celebra os 800 anos da criação do Presépio por São Francisco de Assis.

Outra graça foi podermos visitar o lugar onde São Francisco ditou a Regra para que o Frei Leão a escrevesse, que também neste ano estamos celebrando os 800 anos.

Outro espaço que nos tocou foi o Santuário de Santa Maria de La Floresta e do Perdão.

Percorrer estes caminhos em que Francisco e Clara o fizeram é com certeza para cada uma de nós fonte de bençãos e graças, de renovar nossa Consagração e nos fortalecer em nossa Espiritualidade Franciscana.

No Cárcere localizado no Monte Subasio, lugar onde Francisco e seus companheiros buscavam se encontrar com o Senhor e transbordando de luz e amor, da força e beleza divina, desciam do monte ao encontro dos leprosos que suplicavam seus cuidados.

Em São Damião – Foi nesta humilde Igrejinha que Francisco ouve do Crucifixo um apelo.

“Francisco, vai e restaura a minha casa que está em ruínas.”

Santa Clara com suas companheiras ali viveram por muitos anos.

Foi um dia de recolhimento e oração diante destes lugares tão sagrados e místicos.

No sábado à noite dia 09.09, participamos da procissão luminosa na Igreja Santa Maria dos Anjos.

No dia 10.09 – Com nossos corações ardentes e pés a Caminho, subimos o Monte Alverne, passamos uma boa parte do dia meditando, contemplando os lugares onde Francisco fazia suas quaresmas, se recolhia em oração, em eremitério.

Foi neste Monte entre as diversas cavernas que Francisco em 1224 em uma de suas quaresmas recebeu os estigmas, onde o Senhor permitiu a Francisco experimentar a Sua dor e a Sua paixão.

Tivemos a graça de participar da Celebração Eucaristia, ofício Divino com os Frades e a procissão até a capela do Santíssimo.

No retorno para casa, uma parada para revermos o lugar de Tabernace ecma 1 ecma 2 ecma 3 ecma 4 ecma 5 ecma 6 ecma 7 ecma 8 ecma 9 ecma 10 ecma 11 ecma 12 ecma 13 ecma 14e onde nossas irmãs trabalharam por alguns anos.

No dia 11.09 foi a vez de visitarmos a Basílica de São Francisco e o túmulo de São Francisco na cripta.

Este lugar nos convida a oração, contemplação e louvor.

No dia 12.09 – neste dia voltamos nosso olhar para a Basílica Santa Maria dos Anjos, onde Francisco iniciou sua missão. Deste lugar enviou seus Frades ao mundo para anunciar a paz e o Bem!