Falecimento de Irmã Antônia Schmitz (Ir. Emelda)
Irmã Antônia Schmitz *04/03/1933 +27/06/2023
Irmã Antônia Schmitz, que no batismo recebeu o nome de Emelda Schmitz, nasceu no dia 04 de março de 1933, em Antônio Carlos/ SC. Filha de Antônio Matias Schmitz e Maria Luiza Müller. Desde o berço foi educada numa família que cultivava a fé e os valores cristãos. Em seu coração sentia um amor muito grande pela Igreja, pelos sacerdotes e sobretudo desejava viver uma vida de oração mais concreta e de profunda comunhão com Deus. Dizia ela que sem fé e profunda oração não há perseverança no bem.
Irmã Antônia ingressou na Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, aqui em Angelina, como Aspirante, no dia 17 de dezembro de 1950, com seus 17 anos de idade. No dia 12 de setembro de 1951 foi admitida ao postulantado. No ano seguinte, dia 09 de fevereiro de 1952, ingressou no Noviciado. Fez os Primeiros Votos em 09 de fevereiro de 1955 e a Profissão Perpétua aos 02 fevereiro de 1961.
Durante sua vida consagrada na Congregação, por 73 anos, trabalhou nas seguintes localidades: aqui em Angelina; em Ituporanga; Blumenau; São Paulo, Witmarsum, Presidente Getúlio, São Martinho, São José – Barreiros, Florianópolis – Morro das Pedras. Exerceu suas atividades na enfermagem, nos trabalhos domésticos e na horta. Onde morou nas casas de Formação, foi uma presença positiva e alegre para as jovens que estavam no processo formativo.
Durante sua vida de consagrada, teve a graça de celebrar com gratidão e reverência o Jubileu de 25 anos de Vida religiosa no ano de 1980, em Curitiba/PR; 40 anos de consagração em 1995; 50 anos em 2005, aqui em Angelina/SC; 60 anos em 2015, onde celebrou na Fraternidade Nossa Senhora das Graças, em Ituporanga/SC; 65 anos de vida consagrada em 2020, celebrado na Fraternidade Bom Jesus, também em Ituporanga.
Por ocasião do seu jubileu de 40 anos de vida consagrada escreveu o seguinte: “Tenho muita confiança em Deus. Ele me sustenta na vida presente e por isso caminho com muita esperança, para chegar bem ao encontro definitivo com o Pai. Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele é o modelo nas provações e nos sofrimentos que encontro na caminhada. Ele me ensina a viver cada dia com disponibilidade, amar sem distinção, servir de forma gratuita e generosa. Jesus nos ensina que é somente através da nossa abertura aos desígnios do Pai que vamos compreender o valor de seu imenso amor para conosco. A Eucaristia é o ponto principal para vencer as lutas do dia a dia, pois Deus mesmo vem a nós, na humilde aparência de Pão e Vinho e se oferece como alimento e sustento na caminhada. O Sagrado Coração de Jesus, os mistérios da salvação do Redentor eu os contemplo através do terço, que rezo diariamente. Louvo e agradeço a Deus a grande graça da vocação.
Ainda no ano de 2015, quando celebrou seus 60 anos de VRC assim se expressou: “Desde que ingressei na Vida Religiosa, me sinto muito feliz e muitíssimo grata a Jesus Cristo pelo chamado para segui-Lo. Dispus-me a segui-Lo com generosidade e amor, servindo-O na pessoa dos irmãos, a exemplo de São Francisco e Madre Alphonsa que não mediram esforços e deram suas vidas pala causa do Reino. A força que anima a viver a vida religiosa é a intimidade com o Senhor, na oração”.
Muito obrigada, Irmã Antônia, pelo seu testemunho de fidelidade e amor a Deus. Foi muito bom tê-la como nossa Irmã! Obrigada pela sua dedicação a tudo que lhe foi solicitado fazer. Obrigada pelo seu testemunho de vida fraterna, oração e amor às formandas, às coirmãs e aos seus familiares.
Descanse na Glória e na Paz do seu Senhor Ressuscitado, neste dia em que celebramos Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira de Nossa Província.