Experiência nos Caminhos de Madre Alphonsa
O grupo das Irmãs que estão fazendo a Peregrinação nos Caminhos de Madre Alphonsa, tiveram a graça de 16/09 a 29/09, conhecer, refletir, rezar e meditar sobre a Origem da Congregação, os primeiros passos e encaminhamentos dados pela nossa Fundadora ao iniciar uma nova Congregação.e ver de perto por onde nossa fundadora com suas companheiras viveram durante estes 156 anos de História. Sua fé e confiança inabalável a Deus fez com que ela pudesse superar todos os desafios com muita coragem e valentia.
Em Schweich , berço nascente da Congregação, algumas Irmãs, estão pisando este chão pela primeira vez. Muita emoção invade os corações.
Em Schweich nos sentimos em casa, tempo para rezar e agradecer por tantas graças que o Senhor nos concedeu, tempo para visitamos a casa dos idosos, dar um passeio pelas plantações de uva, pelo Vale do Rio Mosel.
No dia 15 nos dirigimos a Luxemburgo para visitarmos as Irmãs Elizabetinas, Congregação em que a nossa Fundadora Madre Alphonsa fazia parte antes de ser convidada a fundar a nossa Congregação. Ali almoçamos com nossas irmãs, visitamos o museu e depois fomos até Phaffenthal onde Madre Alphonsa fez seu noviciado. Dia de muitas recordações e histórias para serem guardadas na memória.
Em Mertert, tivemos a graça de visitar a casa paterna de Madre Alphonsa, hoje reside nesta casa a Família Leonardi Aly e Elisabeth, onde nos acolheram com muita alegria.
Estivemos em Valkenburg/Holanda, Beek onde a Congregação se desenvolveu e dai migraram em 1926 para o Brasil. Muita emoção na chegada, fomos acolhidas pelas irmãs com as Bandeiras do Brasil. Neste lugar muita história para rever e recordar onde Madre Alphonsa com suas Irmãs desenvolveram uma fecunda missão.
Foi neste lugar que em 06 de setembro Madre Alphonsa com 67 anos de idade concluiu sua missão neste mundo.
Com a graça de Deus nossa Peregrinação segue com confiança e esperança e no dia 25 nos despedimos de Valkenburg e a nossa primeira parada foi em Bonn para uma visita a Missionzentrale der Franziskaner uma entidade Franciscana que muito nos tem ajudado com Projetos no Brasil, Angola e Honduras. Foi uma grande alegria para nós termos este contato com nossos benfeitores como para eles a oportunidade de nos conhecer e nós partilharmos um pouco da nossa missão. Foi um encontro muito frutuoso.
De Bonn nos dirigimos a Aegindeberg onde nossas Irmãs já nos aguardavam para um saboroso almoço.
Após o almoço um momento de conversas para esclarecimentos e partilha da vida e do trabalho de nossas irmãs.
Neste local as irmãs são uma presença em um dos lares de idosos.
Após degustarmos de algumas deliciosas tortas nos despedimos e fomos para Unkel, onde nossa Irmã Rosita se faz presente com seu trabalho também em um asilo para idosos e ajuda na Pastoral.
Lá também nos aguardava a Diretora do Althenhein, o Coordenador geral da região e um ex funcionário que contínua ajudando nossas irmãs.
Depois de um dia repleto de muitas novidades e curiosidades retornamos para Schweich.
Nos dias 26 e 27 novamente em Schweich voltamos nosso olhar para a meditação e reflexão do Propósito de Madre Alphonsa, um texto de uma profunda riqueza espiritual e a visita em alguns lugares histórico da cidade de Trier, um passeio pelo Vale do Rio Mosel em Klausen, Piesport, Bernkastel e outros.