Encontro da VRC de Curitiba na Companhia de Nossa Senhora Aparecida
15/08/2015 – A nossa Vida Religiosa Consagrada de Curitiba, no dia 15 de agosto, na véspera da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora e do dia da Vida Religiosa, mais uma vez teve a graça de participar de um encontro muito especial preparado pela CRB/Curitiba.
O Encontro iniciou na Casa das Irmãs Paulinas que, neste ano, celebram o Centenário de Fundação e tiveram a graça de receber a Imagem Peregrina da Mãe Aparecida que está caminhando pelas Paróquias da Arquidiocese de Curitiba. As Irmãs Paulinas no desejo de compartilhar de momento tão especial, juntamente com a coordenação CRB proporcionaram este dia de Encontro da VRC na Companhia de Maria. Saindo da Capela da Casa das Irmãs, nós, as Religiosas e o os Religiosos presentes, seguimos em procissão tendo à frente aquela que é Modelo de Consagração, Nossa Senhora, sob o título da Mãe Aparecida. Na Igreja da Paróquia do Espírito Santo, onde foi levada a Imagem peregrina, o Encontro iniciou com a Missa. Logo depois tivemos um momento de partilha e encontro fraterno com um saboroso lanche.
Na sequência do Encontro, às 10:00h, tivemos a Reflexão sobre ”Ano da Vida Consagrada – Profecia e Missão”. Irmã Zenilda Luzia Petry, nossa co-Irmã, assessorou este momento tão importante e valioso para a VRC. A partir de muitos documentos fontes, fez uma breve recordação da caminhada da VR pré-conciliar e as mudanças que despontaram após o Concílio Vaticano II na perspectiva da renovação da VR à luz da LG e PC. Pontuou ainda com muita convicção e entusiasmo sobre a VRC hoje, a partir da fala e dos ensinamentos do nosso Papa Francisco, que consagrou o ano 2015, como o Ano da Vida Religiosa convidando-nos a ” Olhar com gratidão o passado, com Paixão o presente e com Esperança o futuro” (objetivo do Ano da VRC). Irmã Zenilda sinalizou esse momento da Igreja e da VRC sob os horizontes do Papa Francisco como um novo Kairós. Recordou a todos que a VRC hoje é convocada a fazer um ”retorno aos fundamentos da Fé cristã e à radicalidade do Evangelho” para viver e ser neste mundo, sinal e testemunho de ”Profecia e Missão”.
No final para alegrar ainda mais nosso encontro, recebemos de presente do Papa Francisco o livro: ”Amar é doar-se por inteiro”.
Irmã Inês Pereira-FSJ