Ir. Ana Paula partilha sua Jornada Missionária em Angola
» Notícias
19/09/2017   Irmã Ana Paula partilha sua Missão em Angola
Há alguns anos atrás recebi de Irmã Maristela um marca página que dizia: “Aqui também existe Deus” estou a tua espera. E esta frase ficou dentro de mim. E um questionamento também “se há tanta dificuldades, o que fazem tanto as Irmãs”, mesmo vendo os vídeos e as fotos não conseguia resposta, embora sempre me emocione as suas partilhas.
Com a celebração dos 150 anos de fundação da nossa Congregação e os 25 anos de presença em Angola, não deixei a oportunidade passar, me inscrevi para fazer parte da Missão em maio, com o coração nas mãos “como vai ser? O que vou fazer? Medrosa como sou vou para atrapalhar ainda? E no meu coração se repetia a frase do marca página ““ Aqui também existe Deus” estou a tua espera. Falei para mim mesma, seja o que Deus quiser. Ele está a minha espera!
O que dizer desta experiência. Deus fez sua tenda em Angola, Ele é a força, a coragem, a disposição, a reverencia, a gratidão de cada angolano, Ele é a vida que pulsa numa realidade tão sofrida, privada de tantos recursos. Ele é a esperança!
Ele se manifesta na presença misericordiosa de cada Irmã, no trabalho incansável, no desejo da promoção da dignidade, na graça do Cuidado dos pequeninos e dos mais idosos, no despertar os mais jovens para uma perspectiva de vida diferente da realidade de hoje “ o sol brilha para todos”.
Em cada lugar que chegávamos éramos acolhidas com festa. Deus é a alegria!
Em cada refeição nos ofereciam o que tinham de melhor. Deus é a partilha, a generosidade.
Em cada chegada, depois de muito andar tínhamos uma bacia com água nos esperando para tomar um banho, uma cama bem arrumada. Deus é a acolhida, é o desprendimento!
Para todas as idas e vindas pessoas nos acompanhavam, nos conduziam. Deus é o Cuidado!
Durante a ida para uma Aldeia chamada Bembo, falei para um catequista. Nossa vocês que vão a frente guiando as motos estão apanhando dos capins, e se aqui atrás está doendo em mim o pouco que recebo, quanto está doendo em vocês? Ele, o catequista Aspirante me respondeu Irmã isto não nos dói. Acolher vocês é fazer a experiência da Bíblia, Jesus ia ao encontro do povo em todos os lugares, e hoje aqui acolhemos o próprio Deus, vocês são o próprio Deus. É isto Irmã!
Esta experiência está em mim, e diariamente recordo ao deitar, ao comer, ao abrir o meu guarda roupa, ao beber um copo de água, ao tomar banho, ao limpar uma casa, ao reclamar da vida... do pouco materialmente que este povo tem, mas acima de tudo do muito que me ensinaram pela fé a agradecer na vida!
E como sempre fala a Irmã Pia, não é o fazer é o ser. Agora entendo o convite da Irmã Maristela e o que ela queria dizer.



Fonte:    Generalato
Autor:    Ir.Ana Paula
Congregação das Irmãs Franciscanas de São José
Rua Vicente Machado, 2731
Centro - Curitiba - PR (Cep: 80440-020)
Fone: 41 3042.5167